Já conheceste alguém com um talento incrível, mas em vez de capitalizar no mesmo, prefere viver uma vida medíocre, num emprego que nem gosta e que lhe rouba o tempo quase todo?
E será que consegues imaginar um jogador de basquete melhor que Michael Jordan, uma atriz melhor que Kathy Bates, um motivador melhor que Tony Robbins ou uma apresentadora melhor que Oprah? Claro que sim! Pessoas brilhantes e talentosas estão por toda parte! Infelizmente, essas são as mesmas pessoas que optam por não partilhar os seus talentos com o mundo simplesmente porque não acreditam em si mesmas, não acreditam nos seus talentos ou que não acreditam serem capazes de ter sucesso.
Essas mesmas crenças vêm de uma mentalidade de sabotagem que impede muitos de nós perceber o nosso potencial e alcançar o sucesso. Muitas pessoas não acreditam que os sonhos podem tornar-se realidade, então não perseguem e acabam por se conformar e aceitar “a vida como ela é”. É triste não é? Será essa a única forma de se viver? Se alguma vez te perguntaste porque que o sucesso só acontece aos outros e não a ti, convido-te a considerar ou pensar se terás uma ou mais das seguintes mentalidades ou mindset de sabotagem:
1. A mentalidade de limitações
Esta é uma das piores mentalidades de se ter. É muito semelhante aos semáforos. Sempre que há uma oportunidade de crescer de alguma forma, inconscientemente,a pessoa limita-se a seguir em frente. Já ouviste alguém dizer “O céu é o limite?” Pois bem, isso significa que não há limite para o sucesso ou para que se quer ou se pode alcançar. Que forma poderosa de se pensar não é? As pessoas com um mindset ou mentalidade limitada acreditam que há sempre um limite para tudo; a quantidade de pessoas que podem servir, a quantidade de dinheiro que podem ganhar, o nível de sucesso que podem alcançar, etc. Elas acreditam que há um limite para a vida e isso não é verdade. Repara, a tua vida não é um cartão de crédito com limites de plafond, é uma oportunidade infindável.
2. A mentalidade de culpar
Acho que todos nós já nos deparamos com pessoas que culpam tudo e todos pela vida que têm ou levam. Elas culpam a falta de sucesso hoje à sua infância, os pais por terem sido X, Y ou Z, o ambiente em que estão, os amigos, a sociedade, o tempo, o clima e etc. e a lista podia continuar. Pessoas com este tipo de mentalidade irão SEMPRE encontrar algo ou alguém para culpar pelas suas ações e por onde se encontram na vida. Este é o tipo de mentalidade que impedirá de assumir responsabilidade da tua vida. A verdade é que se não assumes a tua responsabilidade pelos teus atos, dificilmente irás focar-te em melhorar, progredir, crescer ou avançar, seja em que área for. E já reparaste também que pessoas com este tipo de mentalidade parecem seguir um sistema sem necessariamente pensarem no que estao a fazer? Elas não têm uma clareza exata no que querem fazer, muito porque estão presas ao hábito de culpar e não afirmar. Reivindica o teu sucesso hoje e deixa as culpas para trás. Por favor, repete esta frase em voz alta e, de preferência, a olhar-te ao espelho: “Ninguém tem o controlo da minha vida para além de mim!”
3. A mentalidade da divida
Como adultos, temos que ter a noção clara que ninguém nos deve nada. Normalmente, os indivíduos com esta mentalidade cresceram com pouco ou com muito e sentem que o mundo as deve qualquer coisa. Elas acham mesmo que têm o direito de ter o que quiserem simplesmente porque são elas! Esqueçe o trabalho duro, o sacrifício e o estabelecimento e alcance de metas, estas pessoas querem o que querem quando querem e vão sempre procurar o caminho mais curto possível para as obter. Sim, indivíduos com esta mentalidade geralmente procuram atalhos para o sucesso e na vida. É uma mentalidade que não serve a ninguém, por isso meu caro leitor, não te sintas atraído por ela. Escolhe uma mentalidade de crescimento e humilde em vez disso.
4. A mentalidade de reclamação
Ok, todos nós já fizemos ou fazemos isto, mas alguns de nós são reclamantes obsessivos. OBSERVAÇÃO: As pessoas que estão constantemente a reclamar, irao SEMPRE atrair mais do que reclamam (lei da atração). Se não gostas do teu trabalho, procura outro. Se não gostas de onde moras, muda de casa. Se não estás satisfeito com a relação amorosa em que estás, sai da mesma ou faz algo diferente. Faz alguma coisa mas não reclames. Reclamar mantém-te focado no problema e não na solução. Quanto mais focado no problema estiveres, mais ele estará presente na tua vida. Não sejas um reclamão, sê um solucionador de problemas. E acima de tudo, lembra-te que não és uma árvore, podes mudar. Por isso deixo-te com uma das minhas frases favoritas: “Vai para onde és celebrado e não para onde és tolerado.”
Em conclusão, caso te tenhas revisto em alguma das mentalidades de sabotagem acima mencionadas; por favor, considera uma mentalidade alternativa a adotar em vez destas mas para isso, tens que entender que mereces mais e vais dar o melhor de ti a ti. Vive o teu sonho e adota uma atitude mental super positiva.
Obrigado pela leitura deste blog e caso tenhas gostado, partilha nas tuas redes sociais com amigos e familiares.