Blog

Artigos, dicas e inspiração sobre dinheiro, mindset, negócios, carreira, desenvolvimento pessoal, espiritualidade, saúde e bem estar

3 dicas sobre como criar novos clientes como coach, terapeuta ou consultor

Se estás a planear sair ou recentemente deixaste o teu emprego para te tornares coach, terapeuta, consultor independente ou freelancer em qualquer área profissional, de modo a conquistar a tua liberdade e ser o dono do teu tempo e se já te perguntaste “COMO E ONDE VOU ENCONTRAR O MEU PRÓXIMO CLIENTE?!” Então lê até ao fim porque tenho algo especial para ti neste artigo.

O mercado está cheio de pessoas qualificadas, e de todos os tipos de indústrias, que têm muito a oferecer como coaches, terapeutas, consultores ou freelancers. Todas as semanas eu falo com pessoas que são realmente muito boas no que fazem e que podem realmente ajudar outras, exceto que não o fazem. Por alguma razão, estes profissionais não conseguem decifrar o código quando se trata de criar novos ou mais clientes, Consequentemente, isso os  impedirá de avançar porque não têm uma estratégia eficaz para tal.

E isso é uma pena, porque muitos destes profissionais acabam por desistir dos seus sonhos e voltar a construir os de outras pessoas, através de um emprego. O que me deixa surpreso é que criar e crescer um negócio de coaching, consultoria e etc, é simples, mesmo para quem não tem qualquer tipo de experiência. 

Agora perguntas: – “Abdel, se é assim tão simples então como é que se faz?” Vamos lá entao, vou te mostrar exatamente como se faz, preparado? 

1. Clareza no QUEM  queres servir e qual é  o problema específico  que vais resolver.

Será que alguma vez já foste ou conheces alguém que tenha ido ao dentista por causa de uma dor nas costas ou nas pernas? Pois, eu também não. Quando as pessoas (poteniais clientes) não entendem o que fazes e que problemas resolves, elas nao se vao lembrar de ti quando a “dor” delas estiver no pico.

2. Capitalize nas tuas habilidades e pensa fora da caixa.

O facto de ainda não teres uma experiência alargada como coach, terapeuta, consultor ou freelancer, não significa que não possas servir os teus potenciais clientes. Não confunda falta de confiança com falta de experiência e humildade. É aqui que vejo muitos profissionais destas áreas a hesitar mas tu não vais fazer isso porque vou-te ajudar a eliminar essa síndrome do impostor. Há uma coisa que sei sobre ti, mesmo sem te conhecer. Sei que tu tens habilidades/capacidades (skills) em várias áreas que talvez não tenhas valorizado até hoje. Por outro lado, também sei que já tiveste várias conquistas e experiências na tua vida, que poderiam contribuir largamente para a melhoria de vida dos teus potenciais clientes.

Para mentorar ou guiar alguém em alguma coisa, não precisas de ser o melhor ou um génio nessa área, precisas apenas de ter um pouco mais de experiência e vontade de partilhar a mesma em formato de passo a passo e bum, um cliente assinado. Lembra-te que a vida é feita por etapas. Só tens que tirar o teu cliente de um ponto A para um Ponto B e só depois pensar nos passos que o levarão ao ponto C.

3. Cria um sistema de aquisição de clientes sólido e previsível

Comprar e/ou vender é um processo (emocional, na maioria das vezes) constituído por várias etapas e, predominantemente,  feito pela interação com pessoas. Dito isto e para resumir, vender é servir um número máximo de pessoas, que têm os “problemas” que o teu produto ou serviço resolve. Portanto, o primeiro grande passo rumo à criação de um SACSP, é conectar-se com pessoas e desenvolver uma relação de confiança. A internet é um ótimo lugar para isso e há três etapas fundamentais que eu trabaho com os meus cliente e que te irao desbloquear, e aqui vao:

1) Participar nos grupos, comunidades e fóruns onde as pessoas do teu nicho se reúnem para conversar abertamente sobre as experiências e os problemas que os teus produtos e serviços resolvem. (Grupos do Facebook são um bom ponto de partida).

2) Involve-te e acrescenta valor. Genuinamente, sem tentar vender. Isso irá ajudar-te a abrir novos relacionamentos e, mais importante, irá ajudar-te a entender melhor o teu nicho. 

3) Se possível e depois de conectar e acrescentar muito valor, convida-os para uma reunião, fora do tal grupo, na tentativa de entender melhor os seus objetivos e necessidades para resolver um problema para o qual tu ofereces soluções claras. Não tenhas medo de fazer uma oferta nesse momento porque já terás entendido os desejos da pessoa e tens uma solução que os ajudará a atingir esses objetivos.

Fechar o teu primeiro cliente quando não tens nenhuma experiência ou amostras do teu trabalho, pode ser um desafio se não tiveres um guia, mas é possível. Se implementares estas 3 dicas e entrares ativamente em grupos e acrescentar valor diariamente as pessoas do teu nicho, garantidamente que terás o teu primeiro cliente em 60 dias ou menos!

Precisas de ajuda com isso? Agenda a tua sessão estratégica para que te possa ajudar a criar esse sistema de aquisição de clientes sólido e previsível (SACSP).

Algumas Considerações Finais

Nao te esquecas que vender é servir e ha imensas pessoas, no teu nicho, que precisam da tua ajuda e do teu cuidar para que elas se sintam incriveis. Faz a tua parte!

Obrigado pela leitua e caso tenha ajudado, partilha nas tuas redes sociais. Até ao proximo artigo.

Para mais conteúdos, conecte-se comigo

Quer receber os novos artigos direto no teu e-mail? Inscreve-te na newsletter

Suporte e Apoio ao Cliente